Assunto

Mobilidade urbana e transporte público de passageiros

Contextualização

O Distrito Federal carece de uma malha rodoviária capaz de atender a todas as suas regiões comerciais. O Setor de Clubes é um exemplo de local de difícil acesso para as pessoas que lá trabalham. Em alguns pontos só é possível chegar de carro. Águas Claras também é uma cidade onde a mobilidade urbana sofre com a falta de uma estrutura capaz de atender de forma eficiente seus trabalhadores e moradores. O mesmo problema se repete em localidades como Ceilândia,Park Way e Sol Nascente, entre outras.

Posicionamento

Demandamos das autoridades competentes que haja, nessas localidades, transporte intraurbano (circular, micro-ônibus), com linha mais acessíveis, para que seja garantido acesso da população aos comércios locais. É necessário, também, que haja ampliação das linhas do metrô para Planaltina, Sobradinho e Asa Norte, assim como extensão do seu horário de funcionamento. Sugere-se também a utilização da ferrovia já existente no Distrito Federal para ligar Brasília a Luziânia, visando ao transporte de passageiros. Aliado a isso, o reforço na segurança pública para garantir acesso aos comércios locais, assim como investimentos em iluminação pública, implantação de anéis viários e concretização do polo logístico. Por fim, clamamos também pela instalação de estacionamentos rotativos (zona azul) nas regiões onde há maior concentração de carros, com objetivo de aumentar o fluxo de clientes no comércio de rua.